Se você já tentou criar um personagem consistente no MidJourney, sabe que a ferramenta pode apresentar desafios para garantir que o mesmo personagem seja recriado de forma idêntica em diferentes cenas. Neste tutorial, vamos ensinar como garantir consistência visual ao gerar uma personagem, como nossa Medusa no estilo Disney Pixar. Acompanhe o passo a passo e aprenda dicas valiosas para não perder a identidade do seu personagem em diferentes imagens. Vamos lá!

1. Criar um style sheet
Assim que você tem sua ideia de personagem, as características únicas dele, você vai gerar um stylesheet desse personagem. É muito simples, é só colocar no começo do seu prompt “A full-body character style sheet of…” e então capriche nos detalhes como: cores, cabelo, formato do corpo, roupas, cor dos olhos, tudo o que você poder descrever.

Outra dica é adicionar detalhes das poses que você precisa no final do seu prompt, por exemplo “The style sheet showcases multiple full-body poses, including a relaxed stance, a dynamic action pose, and a playful pose with her hands on her hips”.
2. Preparando suas imagens
Agora você tem uma imagem com o seu pergonagem em vários ângulos e poses diferentes, mas infelizmente o Midjourney não vai entendere essa imagem você precisar separar isso em imagens separadas, para isso eu uso uma ferramenta que faz parte do meu dia-a-dia, o famoso Photoshop, mas você pode usar qualquer
Você não precisa usar apenas 1 stylesheet para recortar as imagens, nas minhas gerações outros stylessheets também estavam legais então eu recortei também.

3. É hora de gerar!
Agora que você tem as imagens separadas fica fácil, é só voltar pra interface do Midjourney e subir todas as suas imagens lá, é só arrastar na área onde você escreve o prompt. Lembrando, estamos usando a interface do Midjourney Web, pelo Discord também é possível mas os passos são bem diferentes.

Repare que no ícone no canto de cada foto, esse ícone mostra como essa imagem será usada como referência.

O ícone de paisagem significa que o Midjourney vai considerar tudo da imagem como referência, a pose, as cores, o jeito, iluminação.

O ícone de clip significa que o Midjourney vai considerar apenas o estilo da imagem de referência, como pro exemplo a cor, a iluminação, mas vai descondierar pose e características específicas.

O ícone de pessoa significa que o Midjourney vai considerar a imagem como uma referência de personagem, considerando, características físicas, cores, proporções, etc. Mas não considera o estilo em si.
ESSE QUE NÓS QUEREMOS
Então agora mude o ícone ativo de todas as suas imagens, queremos o ícone de pessoa para usar as imagens como referência. Vai ficar assim:

Frequentemene esqueço de mudar o íconezinho e aí acabo gerando umas imagens todas estranhas e fico confuso por que não está funcionando, reescrevo o prompt algumas vezes até perceber que o erro estava em não mudar o estilo de referência. (Não faça como eu! kkkkk)
4. Usando o prompt ao seu favor para garantir consistência
Mesmo com as imagens de referência, o midjourney pode se confundir então aqui vai a dica: mantenha no prompt as características básicas do seu personagem.
No meu caso eu sempre vou repetir o detalhes como: “a Disney Pixar-style priestess with long green hair, wearing a white tunic”.
5. É hora de gerar!
Agora é só se divertir, o céu é o limite. Você não precisa se ater aos detalhes já especificados, pode por uma armadura, pode por em cenários diferentes e até mudar de estilo se quiser, o Midjourney agora sabe as características que representam o seu personagem e vai lidar bem com os desafios que você propor para ele.

Prompt: A Disney Pixar-style priestess with long green hair, wearing a white tunic, walks through a bustling ancient Greek marketplace. She moves gracefully among the vibrant stalls filled with fruits, pottery, and textiles, smiling gently at the local vendors. The sunlight bathes the scene in a golden glow, highlighting the rich colors of the market. In the background, children play while musicians perform traditional Greek songs. The market is alive with activity, but the priestess remains calm and centered as she explores the lively scene. Shot with a Canon EOS R5, 35mm lens, warm vibrant tones, high contrast
Você pode mudar a cena e a atitude, até brincar com diferentes situações e roupas.


Você pode até mudar os estilos, tanto no prompt como com o uso se algum –sref, uma dica aqui é use o parâmetro “–cw” para pesar melhor o que o midjourney precisa manter o estilo do seu personagem, para criar imagens completamente diferentes vale você colocar um cw mais baixo “–cw 40” por exemplo.
Mudar o estilo com a ajuda de um “–sref” também é um caminho legal. Quer saber como faz? Veja esse osso outro artigo: Como criar seu estilo próprio com imagens de referência.


Dicas para agilizar
Salve tudo
Salve não apenas as imagens do seu personagem mas também o prompt que você criou para descreve-lo. Nunca se sabe quando você vai precisar usar novamente.
Use o “Use”
Você pode usar o botão “Use” do Midjourney para escrever novos prompts, ele vai já colocar o prompt e todas as imagens de referência no campo de escrita, assim você só precisa editar o prompt da cena e não precisa subir todas as imagens novamente.

Character Weight (–cw)
Se precisar, você pode controlar melhor quanto o Midjourney deve seguir a sua referência de personagem. Use o parâmetro de peso do personagem (Character Weight) –cw para definir a força da caracterização. –cw aceita valores de 0 a 100. –cw 0 foca apenas no rosto do personagem. Valores mais altos utilizam o rosto, cabelo e vestuário do personagem. –cw 100 é o padrão.
Vantagem do Discord
No discord é mais difícil, mas têm uma vantagem: você pode salvar as imagens de referência e a descrição do seu personagem em uma palavra chave usando o comando “prefer”. Então quando você vai gerar a imagem basta usar essa palavra que você salvou tudo e o discord aplica pra você. É mais difícil de fazer o processo, mas depois têm essa vantagem.
Conclusão
Manter a consistência de personagem no MidJourney, apesar de parecer um desafio, é fácil e você não vai mais deixar de usar. Seguindo algumas regras simples sobre repetição de características e ajustes técnicos, é possível garantir que seu personagem mantenha sua identidade em todas as imagens criadas. Com essas dicas e exemplos, você pode criar personagens consistentes que vão brilhar em suas criações.
Muito me ajudou, obrigada por compartilhar seus conhecimentos